Tratamento de canal: o que é, quando ele é necessário e quais os cuidados após o procedimento?

A endodontia, popularmente conhecida como tratamento de canal, é um procedimento odontológico que pode despertar apreensão em muitas pessoas, principalmente pelo desconhecimento de como é feito. Mas hoje, após a leitura deste texto, você vai saber tudo que precisa sobre este procedimento, para ter mais tranquilidade na hora da realização!

19Este é um procedimento necessário quando grande parte do dente está comprometida devido a cáries profundas, fraturas ou até mesmo infecções. Geralmente, a única alternativa é realizar o tratamento de canal, que serve para evitar complicações graves e a necessidade de extrair o dente.

Então, siga lendo o texto para saber tudo o que precisa sobre o procedimento.

Como é feito o tratamento de canal?

Ao realizar este procedimento, é necessário o uso de anestesia local para garantir o conforto do paciente. Em seguida, é feito um pequeno furo no dente para acessar a polpa e removê-la – assim, o canal pode ser limpo e desinfetado. Por fim, o canal é preenchido com um material obturador e o dente é restaurado com uma coroa ou obturação.

O procedimento demora?

A duração varia conforme a complexidade do caso. Pode ser que o procedimento seja realizado em apenas uma sessão de uma hora ou necessite da realização de até três sessões.

Quando ele é necessário?

O tratamento de canal é necessário quando a polpa do dente, que fica localizada na parte mais interna dele, está inflamada ou infectada. Isso pode ocorrer devido a cáries, fraturas, trauma ou infecções.

Como é o processo de recuperação?

Após o procedimento, é normal sentir um pouco de sensibilidade e inchaço na região, mas isso tende a desaparecer em poucos dias. É importante seguir as recomendações do dentista para uma recuperação rápida, eficiente e sem complicações.

Quais cuidados seguir?

Após a realização de um tratamento de canal, você deve seguir todas as recomendações do dentista. Entre elas, é comum alguns cuidados como:

• Preferir alimentos macios e frios nas primeiras 24 horas;
  • Evitar o consumo de álcool e tabaco, que podem prejudicar a cicatrização;
  • Manter a rotina de higiene bucal, com escovação e uso de fio dental.

O tratamento de canal é um procedimento tranquilo, que não precisa de medo ou insegurança. E esperamos que com a leitura desse texto, o tratamento tenha ficado claro e bem explicado! Para mais informações sobre tratamentos odontológicos e dicas de saúde bucal, siga a gente em nossas redes sociais.