Tabagismo e saúde bucal: Os riscos e cuidados necessários

Além de ser prejudicial aos pulmões, o hábito de fumar afeta a saúde bucal. Saiba quais problemas que o tabagismo pode causar e confira dicas essenciais para cuidar da sua saúde bucal.

Problemas bucais causados pelo cigarro

Fumar pode trazer diversos problemas para a saúde bucal, como:

– Mau hálito persistente,

– Manchas nos dentes,

– Esconde sinais da inflamação gengival (Gengivite) e

– Periodontite (doença gengival avançada).

Além disso, aumenta o risco de câncer na boca, afetando lábios, língua, mucosas e garganta.

O cigarro prejudica a saúde das gengivas, reduzindo o fluxo de sangue e enfraquecendo as defesas naturais do corpo contra infecções. O tabagismo afeta o osso que sustenta os dentes, aumentando a chance de perda dental.

Conscientização sobre os riscos

É importante que os fumantes tenham conhecimento dos riscos do cigarro para a saúde bucal. Compreender essas consequências pode motivar a busca por ajuda para parar de fumar. Este hábito não só traz problemas para os pulmões, mas também afeta negativamente a saúde bucal como um todo.

Dicas para cuidar da saúde bucal

Cuidar da saúde bucal é essencial para minimizar os danos do tabagismo. Embora parar de fumar seja a melhor opção, enquanto isso, escovar os dentes e usar fio dental regularmente são fundamentais. Além disso, visitar o dentista com frequência e buscar apoio como programas para cessação de fumo podem ajudar a manter um sorriso saudável mesmo diante desse desafio.

Você também pode contar com nossos dentistas cooperados especializados, que irão te ajudar a cuidar da sua saúde bucal. Encontre o dentista mais próximo e agende já a sua consulta.