BLOG
UNIODONTO

Saúde bucal na infância: como cuidar da higiene bucal das crianças?

Abordar sobre saúde bucal com as crianças é de extrema importância para um desenvolvimento saudável e crescimento consciente. Logo com o surgimento dos primeiros dentinhos e crescimento deles, é necessário falar e ensinar sobre higiene bucal em casa.

Isso porque, se antes do crescimento de dentes permanentes a criança já souber como deve ser uma rotina com bons hábitos de higiene bucal, mais fácil será para que ela se mantenha saudável ao longo da adolescência e vida adulta. Com isso, é possível prevenir cáries, gengivite e dores de dente, por exemplo.

Então se você precisa de dicas sobre como cuidar da higiene bucal de crianças, este texto é para você. Siga lendo e confira alguns hábitos importantes para serem ensinados para os pequenos:

 

Escovação adequada

Ensine a escovar os dentes após todas as refeições – ou ao menos três vezes ao dia-, com uma escova de cerdas macias e creme dental adequado à idade. Para auxiliar nesta rotina, podem ser escolhidas escovas e pastas de dente com tubos estampados de personagens que a criança goste.

 

Consultas regulares ao dentista

Ensine desde pequeno sobre a importância de ir ao dentista regularmente para avaliação e prevenção de problemas bucais. Desta forma, a adaptação a cadeira do dentista e ambiente ocorrem com mais facilidade. A partir dos dois anos já é indicado a realização de consultas periódicas.

 

Não trate as consultas como um problema

Um fator importante neste aspecto, é que ao se referir aos médicos, não sejam usadas palavras negativas, que induzam ao medo ou insegurança. Quanto mais conforto a criança sentir cuidando dos próprios dentes, melhor.

 

Uso de fio dental

As crianças precisam fazer o uso de fio dental a partir do momento em que passam a ter dois dentes em contato. É indicado que os pais auxiliem no processo, até pelo menos a criança ter 6 anos, indicando o passo a passo.

 

Estimule a autonomia

O auxílio dos pais na fase de aprendizagem sobre saúde bucal é necessário, mas não é por isso que a criança não deve exercitar se lembrar sozinha que precisa escovar os dentes. Assim, é mais fácil de solidificar bons hábitos na rotina.

E claro, um bom exemplo é essencial! Por isso, preze por sua saúde bucal. Você pode, inclusive, aproveitar para tornar o momento de higiene bucal algo em que você e o pequeno realizem juntos, para maior diversão, conforto do seu filho com a atividade e estreitamento de laços.

 

E não esqueça de acompanhar mais dicas e informações sobre o assunto em nossas redes sociais e em nosso blog.