BLOG
UNIODONTO

Roer unhas: entenda como esse hábito comprometer a sua saúde bucal

Ansiedade, tédio ou nervosismo. As razões pelas quais as pessoas roem as unhas podem ser variadas, mas a consequência negativa para a saúde bucal são as mesmas. Por isso, o texto de hoje é focado em porque você não deve roer as unhas e algumas dicas para parar com esse hábito.

 

Convite às bactérias

Nossas mãos estão em contato com inúmeras superfícies ao longo do dia, seja maçanetas, mesas, objetos, chaves e até mesmo o celular. E, infelizmente, a maioria dessas superfícies são cheias de bactérias.

Ou seja, roer unhas é como abrir as portas para uma festa indesejada de bactérias diretamente dentro da boca. E claro, isso aumenta muito o risco de infecções e inflamações na gengiva, comprometendo a saúde bucal em geral.

 

Prejuízos para a saúde dos dentes

Apesar de roer as unhas parecer um hábito inofensivo, pode ser prejudicial para a saúde do sorriso. Isso porque ao roer as unhas, é colocada uma pressão nos dentes, que pode resultar em rachaduras, lascas e até mesmo deslocamento. Dessa forma, além de causar danos à saúde, também provoca problemas na estética do sorriso.

E claro, existe também o prejuízo para as unhas, que podem ficar mais frágeis e fracas. Com isso, a tendência de roer pode aumentar e o ciclo não termina, sendo cada vez mais parte do dia a dia e causando ainda mais prejuízos.

 

Cuidados redobrados no Verão

As viagens, ida para a praia e muito tempo fora de casa podem fazer com que o hábito de levar as mãos na boca se intensifique e os riscos aumentem. Por isso, apesar de ser necessário não roer as unhas em nenhuma época do ano, agora é ainda mais importante evitar!

 

Como parar de roer as unhas?

  • Se conscientize: antes de tudo é necessário perceber quando e por que possui o costume de roer as unhas. Assim, é mais fácil identificar como romper com este hábito.
  • Mantenha as unhas curtas: cortar e manter as unhas cuidadas pode ajudar a reduzir a vontade de roê-las.
  • Mantenha as mãos ocupadas: pode ser com novas atividades ou até mesmo com objetos antiestresse, como bolinhas e anéis que você consegue utilizar as mãos e aliviar a vontade de roer as unhas.

 

Com atenção e cuidado, conseguimos cuidar da saúde bucal e parar com hábitos nocivos a ela. Ao deixarmos o hábito de roer unhas de lado, estamos contribuindo para um sorriso mais saudável e esteticamente bonito.

Gostou das dicas de hoje? Siga nossas redes sociais e acompanhe os textos semanais aqui no blog para se manter sempre atualizado e com a saúde bucal em dia!