BLOG
UNIODONTO

Restauração Dentária: Fique ligado!

Em algum momento de sua vida, seu dentista já deve ter comentado contigo, ou você já deve ter ouvido falar a respeito das restaurações dentárias – antigamente chamada de “obturação”. Hoje, usamos esse termo para o tratamento de canal do dente que, para estar tratado necessita ser obturado, ou seja, fechado hermeticamente.

A restauração dentária é um procedimento realizado para devolver a forma e a função dos dentes que tiveram suas estruturas perdidas por cárie, fraturas, desgastes ou outros. Além disso, também é realizada por motivos estéticos, para tornar o sorriso mais harmônico.

Existem vários tipos de restaurações, bem como materiais que podem ser aplicados. A escolha depende da análise do dentista e de sua necessidade.

É importante ter claro que não é porque seu dente foi restaurado que não necessita mais ser cuidado. A realização de uma higiene bucal diária, com escovação e uso do fio dental, são fundamentais para a manutenção e duração de suas restaurações, bem como as revisões no dentista, pois ele pode identificar precocemente pequenas alterações e desgastes e avaliar necessidade de substituir a restauração.

Além disso, se sua restauração é em resina (material de cor semelhante ao dente natural), você deve cuidar com a ingestão de certas bebidas e alimentos em excesso, como o café e o vinho, por exemplo, que podem causar manchas e/ou alteração de cor na restauração ao longo do tempo.

Gostou? Quer saber um pouco mais? Ou tem dúvidas a respeito do uso das resinas e outros materiais? Envia para a gente, pois fazer odontologia é bom, responder as tuas dúvidas é melhor ainda.

Para saber mais, realize uma consulta com os profissionais de nossa rede, encontre o dentista mais próximo de você e cuide de sua saúde bucal todos os dias!