Quando recorrer a implantodontia e quais as principais etapas?
A implantodontia é a área da odontologia responsável pela realização de implantes dentários, capazes de promover a reabilitação oral de pacientes que sofreram perda de dentes e melhora da estética do sorriso. E apesar de muitas pessoas acreditarem que os implantes dentários são apenas uma questão estética, isso é um grande mito. Os implantes são uma solução eficaz para a substituição de dentes perdidos, restaurando a funcionalidade dos dentes para a mastigação.
Mas quando esse procedimento se torna a melhor opção? Quais são os impeditivos para receber implantes dentários? E quais são as etapas desse tratamento? Siga a leitura do texto para entender
Quando os implantes dentários são a melhor opção?
A queda de dentes pode ocorrer por diversas razões, como cárie e doença periodontal, ou até mesmo por trauma. Quando isso acontece, os implantes dentários costumam ser a primeira opção de tratamento.
Eles proporcionam uma solução duradoura, que mantém a aparência e a função naturais dos dentes. Além disso, ao contrário das próteses removíveis, os implantes dentários podem passar mais segurança, conforto e praticidade.
Existem impeditivos?
Embora a implantodontia seja uma opção viável para a maioria das pessoas, existem sim algumas condições que podem ser um impeditivo para realizá-la. São elas:
- Diabetes, pressão alta e outras doenças crônicas sem controle;
- Ainda estar em fase de desenvolvimento da arcada dentária (crianças e adolescentes);
- Tabagismo;
- Gravidez;
- Bruxismo não tratado;
- Doença periodontal;
- Uso de medicamentos bifosfonatos;
- Quimioterapia;
- Doenças autoimunes.
Mas lembre-se que apenas a avaliação com dentista especializado pode definir a possibilidade de realização do procedimento.
Quais são as etapas do procedimento?
Os implantes dentários acontecem em mais de uma consulta, com algumas semanas entre elas. Normalmente, a ordem do procedimento é:
- – Diagnóstico, quando é feita a avaliação da estrutura óssea e saúde geral do paciente para determinar a viabilidade do implante.
- – Intervenção cirúrgica, quando é colocado o implante no osso da mandíbula ou maxilar, que simula a raiz do dente.
- – Elaboração da prótese, quando é feita a escolha da coroa (parte aparente do dente), modelagem e confecção da prótese em laboratório, conforme a escolha do paciente.
- – Cicatrização adequada do implante.
- – Reabertura e colocação da prótese, que consiste em nova cirurgia para fixar a prótese sobre o implante.
Para determinar se a implantodontia é a melhor opção para você, é essencial consultar um dentista especializado. Assim, será possível avaliar sua saúde bucal de forma individualizada e discutir as opções de tratamento para criação de um plano personalizado que atenda às suas necessidades.
Se está em busca de um especialista em implantes dentários perto de você, encontre em nosso site. E para mais informações sobre saúde bucal e diferentes procedimentos odontológicos siga a Uniodonto Porto Alegre nas redes sociais, onde avisamos sempre que sair novo conteúdo no blog.