Por que é tão importante o cuidado bucal para quem pratica esportes
Que a prática de esportes traz diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente você já sabe. Mas você sabia que a saúde bucal está diretamente relacionada com o desempenho na prática esportiva? Tanto que, desde 2015, a Odontologia do Esporte passou a ser uma especialidade, segundo o Conselho Federal de Odontologia.
Assim como a alimentação e preparação com exercícios, cuidar da saúde bucal exerce uma função importante na vida de um esportista. Ter hábitos saudáveis previne e ajuda o atleta a se manter em condições físicas e psicológicas adequadas.
O que evitar?
Entre os casos mais incidentes de problemas bucais estão os endodônticos e periodontais. A dor de dente, além de desconfortável, pode causar insônia e dificultar o descanso do atleta, prejudicando a sua performance física. No caso da periodontite, se o esportista estiver com a imunidade baixa, pode ter o risco de desenvolver doenças mais graves.
Como cuidar?
A maioria dos atletas tem uma dieta específica que precisa ser cumprida à risca para que o resultado desejado seja obtido. No caso do esportista perder um dente por conta de problemas bucais, a mastigação é comprometida e, consequentemente, há uma perda na absorção de nutrientes, o que desequilibra a dieta e altera o condicionamento do atleta.
Além destes cuidados, consultar um profissional especialista auxilia na preparação do esportista, pois promove maior segurança e bem-estar, garante a contenção e tratamento de possíveis incômodos e doenças bucais e impede que o cronograma de treinos seja afetado.
Seja para um atendimento para quem pratica esportes ou qualquer outra necessidade odontológica, conte com o atendimento de excelência dos profissionais especialistas da Uniodonto. Clique aqui para conhecer mais.