BLOG
UNIODONTO

Pasta de dente com ou sem flúor? Conheça as diferenças e saiba qual creme dental escolher

Para ter um sorriso brilhante como o verão, é muito importante saber escolher a pasta de dente adequada! E com tantas variedades, podem surgir dúvidas de como escolher a melhor para a sua saúde bucal.

Por isso, o texto a seguir explica a diferença entre as pastas de dentes com e sem flúor e mostra como você pode escolher a mais adequada para você. Então, siga a leitura!

 

Pasta de dente com flúor

É comum que, ao crescer, seja normal a recomendação de pastas de dente com flúor. Isso porque este componente oferece diversos benefícios para a saúde dos dentes. Mas isso não significa que esse tipo de creme dental seja utilizado por todas as pessoas.

 

Vantagens de pastas com flúor:

  • Fortalecimento do esmalte: isso faz com que os dentes fiquem mais resistentes a ácidos e bactérias que podem causar cáries – o que é a nossa segunda vantagem.
  • Prevenção de Cáries: o flúor evita que os dentes percam minerais e, assim, impede o desgaste provocado por bactérias que podem resultar em cáries.
  • Combate à sensibilidade: este componente ajuda na redução da sensibilidade dentária, aumentando o bem-estar de quem possui desconforto em consumir alimentos e bebidas quentes ou frios.

 

Desvantagens de pastas com flúor:

  • Manchas dentárias: o uso excessivo de pastas com flúor pode resultar em manchas nos dentes, prejudicando a autoestima e bem-estar.
  • Uso restrito para crianças: a partir da introdução alimentar é necessário ser realizada a higiene dos dentinhos dos bebês. Porém, apenas após os três anos é recomendado o uso de pastas de dente com flúor.

Pasta de Dente sem Flúor

Apesar de serem amplamente divulgados os benefícios de utilização de pastas de dentes com flúor, nem sempre elas são indicadas, sendo necessária uma avaliação individual. A seguir, você confere as vantagens e desvantagens das pastas sem flúor!

 

Vantagens de pastas sem flúor:

  • Segura para crianças: como citado anteriormente, opções sem flúor são mais adequadas para crianças pequenas. Isso porque elimina o risco de fluorose, se ingerida.
  • Mais suave: pastas sem flúor podem ser mais confortáveis para algumas pessoas, devido ao sabor mais suave.

 

Desvantagens de pastas sem flúor:

  • Menor proteção contra Cáries: a ausência de flúor pode resultar em uma proteção reduzida contra cáries.
  • Redução na fortificação do esmalte: sem este mineral, a pasta pode não ser tão eficaz na fortificação do esmalte dentário quanto as opções com flúor.

Escolha a melhor pasta de dente para você

Para escolher pelo uso das pastas de dentes com flúor ou sem, é necessário fazer uma avaliação personalizada, considerando as necessidades individuais.

Por conta disso, é recomendado que consulte com seu dentista e receba orientações específicas para sua realidade. Uma pessoa com maior risco de desenvolvimento de cáries pode precisar utilizar cremes dentais com flúor, por exemplo.

Independentemente da escolha da pasta, é necessário manter uma rotina regular de escovação e uso de fio dental. Além disso, não deixe de consultar regularmente com seu dentista também, para garantir uma saúde bucal em dia!

Para saber mais curiosidades e informações sobre saúde bucal, não deixe de acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais e aqui no blog!