BLOG
UNIODONTO

O protagonismo das mulheres no cooperativismo

Neste ano das cooperativas, além de explicar sobre esse modelo de negócio, devemos refletir sobre seus desafios e avanços. No Brasil, o cooperativismo cresce cada vez mais, conforme dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024, divulgados pelo Sistema OCB.

O levantamento mostra que o país alcançou 23,45 milhões de cooperados no último ano, número que corresponde a 11,55% da população brasileira. É um aumento de 14,5% em relação a 2023, quando o total de cooperados era de 20,5 milhões. Além do aumento geral, também cresce a participação de mulheres.

Mulheres no cooperativismo

Este avanço mostra como é importante a presença de mais mulheres nas cooperativas, visto que desempenham um papel que contribui para o fortalecimento e a humanização das cooperativas de diversos setores.

Conforme o Anuário do Cooperativismo 2023, as mulheres representam 41% do total de cooperados no país. Esse percentual vem crescendo nos últimos anos, indicando uma tendência positiva de inclusão feminina no movimento cooperativista.

Além disso, as mulheres ocupam 22% dos cargos de liderança nas cooperativas e correspondem a 51% dos colaboradores, ultrapassando a presença masculina, algo que evidencia o crescimento da equidade de gênero nas cooperativas brasileiras.

Cooperativismo na área da saúde

Um dos setores cooperativistas em que as mulheres mais atuam é o da saúde, onde representam 46% do total de cooperados. Isso mostra o papel fundamental que as mulheres possuem para a contribuição do bem-estar coletivo.

No cooperativismo odontológico, por exemplo, é comum que mulheres desempenhem papéis fundamentais, desde a prestação de serviços clínicos até a gestão de cooperativas, garantindo atendimento de qualidade e humanizado aos pacientes.

Mulheres na Uniodonto Porto Alegre

A presença feminina em nossa cooperativa é majoritária. Contamos com uma equipe de colaboradores formada por 40 mulheres, em diferentes setores, atuando de maneira direta e indireta no seu cuidado.

De todos os times da cooperativa, a maioria possui mulheres como gestoras, na linha de frente da gestão e decisões da cooperativa. E o destaque é o time de Gestão Comercial, que atualmente possui a maior presença feminina entre todos.

Na Uniodonto Porto Alegre, a dedicação das mulheres, além de presente nos setores administrativos, está nos consultórios também. É com muita alegria que somamos mais de 395 cooperadas mulheres, atendendo junto a nós em prol do seu cuidado e saúde bucal.

Afirmamos que sem a presença feminina, tanto agora como ao longo dos últimos anos, não teríamos chegado tão longe como chegamos. Felizmente, quem faz o dia a dia da nossa cooperativa são majoritariamente mulheres.

Desafios e perspectivas

Promover a equidade de gênero no cooperativismo vai muito além de uma questão social, sendo sobre estratégia para o desenvolvimento sustentável. A diversidade de perspectivas e experiências trazida pelas mulheres enriquece as cooperativas, tornando-as mais resilientes e inovadoras.

As mulheres têm se afirmado como protagonistas no cooperativismo brasileiro, especialmente nas áreas de saúde e odontologia. Reconhecer e valorizar essa participação é fundamental para construir cooperativas mais justas, inclusivas e eficientes. Ao fomentar a igualdade de gênero, o cooperativismo reforça seu compromisso com os princípios de democracia e solidariedade, essenciais para o seu sucesso contínuo.

Para conhecer mais dados e informações sobre o cooperativismo no Brasil, siga acompanhando os nossos conteúdos no blog e nas redes sociais.