Novembro Azul: a melhor atitude pela sua saúde é a prevenção.

O cuidado com a saúde é nossa prioridade em todas as épocas do ano. Neste mês, destacamos a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata para homens a partir dos 40 anos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, um homem perde a vida a cada 38 minutos no país vítima da doença. Por outro lado, o índice de recuperação chega aos 90% quando o câncer é detectado nos primeiros estágios.

Tire suas dúvidas em relação aos câncer de próstata e siga nossas dicas de cuidado com a saúde:

Quais são os sintomas?

Os indícios da doença percebidos são dores e ardência ao urinar, sangue na urina ou no sêmen, dores na lombar e nos testículos e necessidade de urinar muitas vezes durante o dia.

Como é feito o exame?

Por meio do toque retal, o médico tem acesso à próstata e com a ponta do dedo consegue identificar inflamações, fissuras na região, hemorroidas e demais alterações.

Quando o câncer é mais comum?

No início, o câncer de próstata pode ser silencioso e normalmente se manifesta em homens idosos. Entretanto, é preciso estar de olho nos fatores de risco em todas as idades.

O que fazer para evitar?

Recomenda-se manter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes, evitando os ultraprocessados. Além disso, praticar exercícios físicos com frequência e fazer todos os seus exames de rotina regularmente, contribuem muito para evitar a doença.

Quanto antes o câncer de próstata for detectado, maiores são as chances de recuperação. Junte-se a nossa campanha de Novembro Azul em conscientização do câncer de próstata.

Coloque a prevenção na sua agenda. Não deixe a sua saúde para depois. Cuide de você hoje.