Inverno e Bruxismo: como as baixas temperaturas podem aumentar o ranger dos dentes
Bruxismo é o hábito inconsciente de apertar e ranger os dentes durante o sono e, muitas vezes, pode passar despercebido por quem o possui. Exatamente por ser um sintoma que surge enquanto estamos inconscientes, é comum que outras pessoas o percebam, já que o som do rangido pode causar dificuldade para o outro conseguir dormir.
Durante o inverno é comum que as pessoas percebam a intensificação dos sintomas. Siga lendo o texto para entender porque isso acontece e como lidar com essa complicação.
Por que as pessoas possuem Bruxismo?
O bruxismo pode surgir por fatores físicos e psicológicos. Entre as principais causas temos:
- Estresse;
- Ansiedade;
- Ingestão excessiva de cafeína e/ou álcool;
- Desalinhamento dentário.
É importante salientar que o ranger dos dentes pode provocar o surgimento de outros sintomas. Os mais comuns são:
- Dor de cabeça ao acordar;
- Dor e sensibilidade na mandíbula;
- Desgaste do esmalte dentário;
- Dentes fraturados ou lascados;
- Distúrbios do sono.
Inverno e Bruxismo: entenda a relação
Quando estamos expostos a baixas temperaturas, o nosso corpo tende naturalmente a se contrair para conservar o calor. Em pessoas que já possuem bruxismo, essa contração muscular involuntária pode ocorrer também nos músculos da mandíbula, levando a um aumento do aperto nos dentes.
Além disso, o inverno também pode ser um período de maior estresse para algumas pessoas, seja pelas preocupações com doenças sazonais ou simplesmente pelo desconforto que o frio pode causar. E como o estresse é uma das principais causas do bruxismo, também influencia na intensificação dessa condição.
Como lidar com o bruxismo no inverno?
É possível tentar diminuir as complicações causadas pelo bruxismo buscando maneiras de minimizar a ansiedade e o estresse. Além disso, evitar cafeína e álcool perto do horário de dormir também pode ajudar.
Mesmo assim, existem maneiras eficazes de lidar com o bruxismo. Os dois principais cuidados que podem faze toda a diferença são a utilização de placas dentárias para bruxismo e a realização de consultas regulares com o seu dentista para avaliação da saúde do dente.
Aqui na Uniodonto Porto Alegre estamos sempre prontos para ajudar, fornecendo orientações e tratamentos personalizados para garantir a saúde bucal de todos os pacientes. Siga a gente nas redes sociais para saber mais dicas e se estiver em busca de um tratamento, encontre um dentista especialista perto de você!