Enxaguante bucal com ou sem álcool: qual devo escolher?
Manter uma higienização da boca bem-feita é mais do que fazer a escovação e passar fio dental. Além desses dois cuidados, usar enxaguante bucal para complementar a limpeza é muito importante para se manter saudável, livre de doenças e de outros males.
Entre as diversas opções de enxaguantes bucais disponíveis no mercado, existem dois principais tipos: o com álcool e o que não leva álcool na composição. Ambos cumprem a função de limpar os resíduos de alimentos que ficam nos dentes de trás, onde a escova e o fio dental não alcançam.
No entanto, o que leva álcool é mais agressivo com a mucosa bucal e pode causar ardência e ressecamento na gengiva e bochechas. Nesse caso, o enxaguante sem álcool é o mais indicado, pois sua composição não agride os tecidos bucais, evitando possíveis desconfortos provenientes do uso contínuo de enxaguante com álcool.
Outro detalhe essencial que facilita muito na escolha é procurar um enxaguante que contenha flúor em sua fórmula, já que esse elemento auxilia na higienização e proteção, deixando os dentes mais fortes e diminuindo a sensibilidade em todas as regiões da boca.
Tendo esses cuidados na hora de complementar sua limpeza bucal, você garante uma higiene adequada e sem complicações. Agora, se você deseja a opinião de um especialista, consulte seu dentista para receber recomendações personalizadas de acordo com o seu diagnóstico.