Doces de festa junina: como consumir sem prejudicar a saúde dos dentes?
O mês de junho é um dos melhores para quem é fã da boa e tradicional comida do interior. Bolo de milho, pipoca, maçã caramelizada, cocada, canjica, rapadura, pamonha, amendoim torrado e por aí vai. São tantos quitutes saborosos que fica até difícil escolher o preferido. Mas, como tudo na vida, ingerir esses alimentos em excesso pode fazer mal para a saúde. Em especial, para a saúde bucal.
Veja abaixo 5 dicas que separamos para você saborear os quitutes com cuidado e sem preocupações.
- Atenção à textura.
Alimentos como rapadura, paçoca, amendoim torrado e outros têm a textura mais firme. Cuide para não morder com muita força, isso evita que os dentes e as restaurações sofram rachaduras ou quebrem.
- Equilíbrio também é cuidado.
Não exagerar é ter cuidado com a saúde bucal. Procure não ingerir alimentos demais, principalmente os doces. Além de não fazer bem ao organismo, o açúcar pode causar cáries.
- Diversão com escovação
Está liberado curtir a festa junina à vontade. Comeu muito doce? Escove os dentes com creme dental com flúor e use fio dental.
- Sem vestígios.
Você pode complementar a higiene da sua boca com o uso de enxaguante bucal. Mas fique atento! Ele não substitui a escovação e o fio dental.
Quer aproveitar as festas juninas para experimentar as delícias que a data oferece?
Consuma com responsabilidade e lembre-se: mantenha sua higiene bucal em dia.
Em caso de dúvidas consulte seu dentista da Uniodonto.