5 motivos para você ir ao dentista regularmente

Você vai ao dentista regularmente? Lembra qual foi a última vez que foi a uma consulta odontológica? Se foi há menos de seis meses, ótimo! Se faz mais tempo ou você nem lembra quando foi, pode ser um sinal de alerta para que você dê mais atenção a sua saúde bucal.

Mas saiba que se este for seu caso, você não está sozinho. Infelizmente, os dados mais recentes do IBGE e Ministério da Saúde mostram que 55% dos brasileiros não realizam consultas odontológicas anuais. Acontece que, mesmo ouvindo que consultas periódicas ao dentista são importantes, muitas pessoas ignoram esta recomendação – por falta de tempo, disposição ou até por desconhecimento da importância de um acompanhamento regular.

Sendo assim, para auxiliar na mudança deste cenário, e fazer com que mais pessoas cuidem da saúde bucal de maneira adequada, aqui estão cinco motivos para você ir ao dentista regularmente:

1.     Limpeza profunda e adequada

Mesmo que você escove os dentes após todas as refeições e faça o uso de fio dental, a limpeza feita por um dentista é importante. Isso porque os aparelhos e produtos utilizados pelo profissional permitem uma limpeza profunda, que evita o acúmulo de placas bacterianas e tártaro, algo que não é possível de realizar em casa, no dia a dia.

2.     Prevenção de doenças

Algumas doenças periodontais podem surgir de maneira silenciosa, sem causar dores ou desconforto bucal. Por isso, é importante manter consultas regulares, em que um profissional poderá avaliar como está a sua saúde bucal e como protegê-la.

3.     Realização de tratamentos

Uso de próteses, dentes quebrados ou amarelados, sensibilidade ou presença de dentes tortos podem causar desconforto no dia a dia e atrapalhar a qualidade de vida. Por isso, nestes casos, é necessária a realização de um acompanhamento regular, para tratamento adequado destas condições e melhora do quadro.

4.     Evitar a perda de dentes

Você pode pensar que é exagero, mas não é! Diversos fatores influenciam na perda de dentes, como a gengivite, cáries, infecções, bruxismo, periodontite, por exemplo. Por isso, o acompanhamento profissional regular é capaz de auxiliar na proteção da sua saúde bucal e evitar a perda de dentes.

5.     Cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde geral

Ir ao dentista regularmente permite a identificação e tratamento de problemas de saúde que não aparentam estar ligados diretamente à boca. É o caso de dores de cabeça fortes, enxaqueca, dores de garganta e problemas estomacais.

Além destes motivos, pode ser destacada a melhora na qualidade de vida e segurança que você terá ao realizar um acompanhamento que certifique que sua saúde bucal está em dia. Assim, você possui mais conforto e leveza no cotidiano, com menos risco de desenvolver problemas odontológicos.

Leu o texto e percebeu que precisa agendar uma consulta? Busque pelo profissional mais perto de você em nosso site e conte com a gente para cuidar da sua saúde bucal.

Cuidar é bom. Ter Uniodonto é ainda melhor.