Setembro Amarelo: entenda a relação entre saúde mental e saúde bucal
Em um mundo onde cada vez mais pessoas sofrem de doenças relacionadas à saúde mental, é importante atentar para a realidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No mesmo período, o Brasil teve um total aproximado de 14 mil casos.
Transtornos psiquiátricos como depressão, ansiedade e esquizofrenia são as principais motivações que levam uma pessoa a tirar sua própria vida. E as causas mais comuns para essas doenças estão relacionadas diretamente com questões de pressão psicológica como bullying, medos, inseguranças, fracassos, etc. Mais do que casos isolados, trata-se de um grave problema de saúde pública.
O que é o Setembro Amarelo?
Para manter uma conscientização atuante em relação a importância da prevenção do suicídio, foi criada em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha Setembro Amarelo. Um movimento que acolhe e leva informação por meio de ações que estimulam o cuidado com a saúde mental de pessoas com estigmas psicológicos.
Saúde bucal x Saúde mental
Cuidar do corpo, das relações e da mente são fundamentais para alcançar o equilíbrio e o viver bem. A desmotivação, a falta de perspectiva, as dificuldades diárias afetam a nossa mente e podem apresentar reflexos em nossa saúde bucal. O estresse, a ansiedade, as tensões diárias podem desencadear o bruxismo. A ingestão excessiva de alimentos, ricos em açúcares, ocasionada pela compulsão alimentar pode predispor a cárie, devido ao excesso destes e a falta ou a realização inadequada da higiene bucal. Alguns medicamentos, como os antidepressivos, podem reduzir a quantidade de saliva, causando uma série de transtornos.
Assim, cuide de você e cuido do outro. Se você notar em alguém próximo sinais como desesperança, solidão, apatia, alterações extremas de humor, sentimento de culpa, etc, oriente para procurar ajuda.
E se quer cuidado bucal especial para recuperar sua confiança e autoestima, procure os especialistas da Uniodonto.