Diabetes e periodontite: conheça a relação entre elas

Hoje, no Dia Mundial da Diabetes, devemos abordar sobre a qualidade de vida e cuidados especiais necessários de pacientes com esta doença crônica – que no Brasil, somam quase 17 milhões de pessoas, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2021.

E algo que muitas pessoas ainda não sabem, é da relação da Diabetes com a saúde bucal e como uma pode influenciar na outra – positiva ou negativamente. Esta relação entre diabetes e periodontite é uma temática com aumento de interesse na área da saúde nos últimos anos. Isso porque ambas as condições são impactantes por si só, mas se relacionadas, podem resultar em maiores complicações para a qualidade de vida do paciente. Por isso, aqui será explicado o que são estas doenças, qual a relação existente entre elas e quais os cuidados necessários para quem tem esta condição.

O que é a periodontite?

A periodontite é uma doença inflamatória crônica das gengivas, causada por bactérias. Quando não removidas adequadamente, provocam inflamação na gengiva, gerando sangramento e problemas de saúde bucal que podem resultar na perda dos dentes.

E o que é a Diabetes?

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pela hiperglicemia, se caracterizando pelo aumento do nível de açúcar no sangue. Ela pode ser categorizada em dois tipos: 1 e 2. A diabetes tipo 1 é resultado da falta de insulina no sangue devido a uma reação autoimune no pâncreas. Já a diabetes tipo 2 é a resistência à insulina associada a níveis cronicamente elevados de açúcar no sangue.

Atualmente, esta doença já é considerada responsável por uma epidemia global, pois um a cada 11 adultos em todo o mundo a possuem, e desses, quase 90% possui o tipo 2.

Relação entre as doenças

Pesquisas científicas recentes, agrupadas pela Federação Europeia de Periodontologia (EFP), demonstraram que existe uma ligação bidirecional entre diabetes e periodontite. Pessoas com diabetes têm um risco aumentado de desenvolver periodontite e, inversamente, a presença de periodontite pode tornar o controle da Diabetes mais complicado. Além disso, pessoas que possuem as duas condições correm maior risco de sofrer complicações graves, como doenças cardíacas, renais e até mesmo retinopatia, em comparação com pessoas que possuem apenas diabetes.

Prevenção adequada

Para quem vive com diabetes, manter uma boa saúde bucal é essencial para controlar os níveis de açúcar no sangue e prevenir complicações. Isso pode ser realizado por meio de uma higienização bucal rigorosa e estilo de vida saudável. Já quem não possui diabetes, mas possui periodontite, deve realizar acompanhamento e tratamento médico. Desta forma, diminui a probabilidade de desenvolvimento de diabetes.

A relação entre diabetes e periodontite não deve ser subestimada. São necessários cuidados adequados para evitar complicações graves decorrentes destas doenças. Isso ressalta como a saúde do corpo está interconectada e deve ser prezada em sua totalidade, sem negligenciar nenhum cuidado. Então, não deixe de realizar suas consultas periódicas com os dentistas e acompanhar os conteúdos sobre saúde bucal aqui em nosso blog.14