BLOG
UNIODONTO

Cooperativismo Como Patrimônio Vivo da Humanidade: Cultura, Memória e Identidade

O cooperativismo sempre foi mais do que um modelo econômico. Ele é feito de relações, memórias e práticas que moldam modos de viver, produzir e transformar comunidades. Por carregar essa força coletiva, em 2016 a UNESCO reconheceu a ideia e prática das cooperativas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: um marco que reforça o valor cultural e social desse movimento no mundo.

No mês de novembro, em Brasília, o cooperativismo ganhou novos marcos de valorização cultural. Durante uma cerimônia no Palácio Itamaraty, foram lançados o Mapa do Patrimônio Cultural Cooperativo, o livro Cooperativas do Brasil: retratos de um mundo melhor e o trailer do documentário Histórias de um mundo melhor, disponível em https://somoscooperativismo.coop.br/publicacoes-eventos/cooperativas-do-brasil

As iniciativas integram o legado para o Ano Internacional das Cooperativas, que é celebrado pela ONU em 2025.

Um mapa vivo da cooperação

O novo mapa global reúne 31 sítios em 25 países que representam marcos históricos do cooperativismo ao longo dos séculos.

A plataforma, disponível em culturalheritage.coop, foi construída por meio de uma ação conjunta entre a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o Sistema OCB e a NCDC, da Índia.

Mais do que um inventário, o mapa é um instrumento de preservação da memória e da identidade cooperativa. Ele destaca locais simbólicos, como Rochdale, no Reino Unido, o Monumento ao Cooperativismo em Nova Petrópolis/RS e instituições em países como Índia, Tanzânia, Estados Unidos e Suíça, que mostram como a cooperação moldou culturas, economias e relações sociais.

Como definiu Ariel Guarco, presidente da ACI, “as cooperativas não são apenas empresas; são portadoras de cultura, história e identidade”. Já para Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, esses sítios representam “salas de aula vivas da solidariedade”.

O papel do Brasil no cenário internacional

O Brasil tem participação estratégica neste avanço. O presidente da Uniodonto do Brasil – Central Nacional de Cooperativas Odontológicas, Dr. José Alves de Souza Neto, ocupa atualmente a presidência da ACI Américas, organização regional da Aliança Cooperativa Internacional para as Américas, principal órgão global de representação do cooperativismo.

Encerrar o ano celebrando essas conquistas reforça aquilo que está na essência da Uniodonto Porto Alegre: cooperar é construir, preservar e inovar. É reconhecer que nosso modelo de trabalho carrega uma herança coletiva: viva, humana e transformadora.