BLOG
UNIODONTO

Conheça os melhores alimentos para os seus dentes

19

Você sabe quais alimentos são bons para a saúde bucal? É amplamente conhecido quais alimentos devemos evitar, como o açúcar, por exemplo. No entanto, é surpreendente que se fale tão pouco sobre como alguns alimentos podem causar um impacto positivo na saúde dos dentes e gengivas.

Então, já que ontem foi o Dia Mundial da Alimentação, nada melhor do que ampliar o conhecimento sobre este assunto e trazer reflexão sobre nossos hábitos alimentares. Até porque, se um alimento faz bem para a saúde bucal, ele também será ótimo para a saúde geral.

Se você não sabe quais os alimentos bons para a sua saúde bucal, tudo bem! Hoje você irá aprender quais são e por que eles devem ser introduzidos em sua rotina!

Siga lendo e descubra quais alimentos você deve incluir na dieta e o porquê:

 

Queijos e iogurte

Derivados do leite de vaca são populares quando o assunto é fortalecimento dos ossos, então não poderiam ficar de fora da lista. Por serem ricos em cálcio e proteínas, auxiliam no fortalecimento dos dentes. Mas atenção: aqui falamos de iogurte natural, sem adição de açúcares.

 

Maçã e cenoura

Você pode se perguntar o que estes dois alimentos possuem em comum. Te explicamos: ambos são ricos em fibras. Isso significa que eles aumentam a produção de saliva, auxiliando na limpeza bucal e reduzindo o risco de cáries. Além disso, a maçã, por ser rica em água, é ainda melhor. No entanto, nenhum dos alimentos substitui a escovação!

 

Oleaginosas

Nozes, castanhas e amêndoas: ótimas para a saúde bucal (e geral). São ricas em proteínas, fibras e vitaminas E, C e B, com baixo teor de açúcar. Além disso, promovem a formação de uma película protetora nos dentes, dificultando a criação de placas bacterianas.

 

Limão, laranja e bergamota

Frutas ricas em vitamina C, assim como a goiaba e o caju, por exemplo. Elas são ótimas para neutralizar o pH da boca e assim, auxiliar na saúde da cavidade oral, através da diminuição do risco de cáries e placas bacterianas. Além disso, a carência de vitamina C pode gerar sangramentos gengivais, causando desconforto recorrente.

 

Gema de ovo, peixes “gordos” e cogumelos

Estes são alimentos ricos em vitamina D. Além de ótima para a saúde geral, a vitamina D é uma aliada na melhora da absorção de cálcio pelo organismo. Sendo assim, se o consumo de cálcio for feito por uma pessoa com carência de vitamina D, pode ser que não haja uma boa absorção.

E vale ressaltar que os alimentos a serem evitados são aqueles ricos em açúcares e amidos, como doces, refrigerantes e batatas fritas. Isso porque contribuem para a formação de cáries e o enfraquecimento do esmalte dental.

 

Agora você sabe quais os melhores alimentos para incluir no seu dia a dia e como adequar sua rotina alimentar para promover a sua saúde bucal. Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para obter mais dicas e informações sobre como manter uma boa saúde bucal.