Acessibilidade e saúde bucal: o que esses temas têm em comum?
No cenário digital que vivemos, o uso de ferramentas para promoção de acessibilidade não é apenas uma opção, mas uma necessidade. Os últimos dados do IBGE, em 2019, constataram que cerca de 17,3 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência, sendo 3,4% desse total, pessoas com deficiência visual. Mas será que elas estão incluídas no mundo digital?
Infelizmente, alguns sites, blogs e redes sociais não possuem formato e linguagem adequada para pessoas com deficiência – principalmente visual. E dessa forma, o acesso não existe e a inclusão digital também deixa de acontecer.
Felizmente, a Uniodonto POA é uma das empresas comprometidas com a mudança deste cenário!
Acessibilidade aqui na Uniodonto POA
Recentemente realizamos uma série de alterações em nosso site, visando deixá-lo acessível para todas as pessoas. Agora, temos duas ferramentas em nosso site que auxiliam na inclusão digital de pessoas com deficiência, são elas: a tradução para a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS e a realização de audiodescrição.
LIBRAS nos sites: por que ter?
A existência de uma ferramenta capaz de traduzir materiais multimídia para LIBRAS possibilita que deficientes auditivos consigam acessar diferentes tipos de conteúdos em nosso site. Assim, a informação se torna acessível para mais pessoas, que antes poderiam ficar sem acesso a recursos multimídia, como vídeos, por exemplo.
Audiodescrição nos sites: qual a importância?
Pessoas com cegueira ou baixa visão necessitam de audiodescrição em sites, blogs e redes sociais para conseguir ter acesso a conteúdos – sejam eles textuais ou visuais. Por isso, é importante ter uma ferramenta com recurso para possibilitar que deficientes visuais consigam acessar nossas páginas.
Deficiência visual e saúde bucal
Você sabia que a deficiência visual é um fator que influencia quase diretamente na saúde bucal? Existe muita desinformação entre deficientes visuais em relação à saúde bucal, cuidados diários e higiene adequada.
Apesar de não haver dados de instituições públicas, diversas pesquisas acadêmicas na área da odontologia mostram que grande parte da população com deficiência visual não sabem o problema real que são placas dentárias e como podem afetar a saúde bucal, causando cáries e gengivite. Por esta mesma razão, é comum a presença destas complicações em pessoas cegas ou com baixa visão.
Promover o acesso é promover a saúde bucal
Visto o cenário digital atual, conhecido por democratizar as informações, é importante ter certeza de que todos consigam realmente acessar este espaço. Uma das formas de garantir isso, é oferecer as ferramentas necessárias para que todos acessem o que possuem direito.
Conseguindo realizar isso, é possível ampliar o acesso a pessoas com deficiência em conteúdos informativos sobre saúde bucal e promover a melhora da qualidade de vida de todos.
Então conheça os recursos novos do nosso site e não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais e aqui no blog.