A doença cárie e erosão ácida na vida adulta

Conforme as pessoas vão envelhecendo ocorre uma alteração na espessura do esmalte dentário, quando jovens as pessoas têm o esmalte mais espesso e ao longo da vida essa camada de proteção vai diminuindo, tornando os dentes mais suscetíveis à cárie e erosão.

A cárie é uma doença comportamental, multifatorial que necessita obrigatoriamente de presença de biofilme estagnado (placa microbiana) e uma alimentação cariogênica (carboidratos e açúcares) para se desenvolver. As lesões de cárie em adulto normalmente se iniciam nas áreas interproximais dos dentes (entre os dentes), principalmente pelo fato dessa região favorecer o acúmulo de biofilme e porque algumas pessoas não tem o hábito de usar o fio dental diariamente, quando não se utiliza o fio dental cerca de 35% das superfícies dentárias deixam de ser limpas.

Se a região não foi devidamente limpa, os microrganismos da placa quando expostos à açúcares produzem ácidos, diminuindo o pH salivar e causando a desmineralização dentária. Se a perda mineral continuar progredindo ocorrerá a formação da lesão de cárie. Os primeiros sinais da lesão são manchas brancas na superfície dental que se não forem tratadas podem evoluir e causar a destruição completa do dente.

As lesões de cárie em adulto ocorrem principalmente por que bons hábitos de higiene e alimentação não foram adquiridos ao longo da vida.

O consumo de açúcar costuma ser alto por essa população, pois algumas pessoas tem o hábito de consumir alimentos e bebidas açucaradas entre as principais refeições, como o caso de beber um cafezinho adoçado com açúcar ao longo do dia. O café é uma bebida ácida e se for adoçado torna-se ainda mais prejudicial para os dentes.

Algumas pessoas acreditam que o único vilão para a saúde bucal é somente o açúcar branco, realmente ele é o alimento mais cariogênico, no entanto, alimentos ricos em carboidratos também são prejudiciais, como os biscoitos salgados e salgadinhos, e aqueles alimentos que misturam farinha e açúcares são os maiores vilões para os dentes, pois grudam facilmente na superfície e dificultam sua remoção. Não bastando, ainda temos as bebidas ácidas como refrigerantes e energéticos que favorecem a queda do pH salivar, deixando a saliva ácida e aumentando o risco de cárie e erosão dentária.

A erosão dentária ocorre quando o esmalte se desgasta ou reduz pela ação de ácidos e pode causar hipersensibilidade dentinária. Há dois tipos de erosão dentária: a intrínseca e a extrínseca. A intrínseca tem relação com doenças sistêmicas como refluxo e vômitos frequentes, a extrínseca é causada principalmente pelo consumo de alimentos e bebidas ácidas. Para prevenir a erosão é preciso primeiramente controlar a dieta ácida, evitando consumir esses alimentos em excesso e principalmente em jejum, utilizar escova de dentes com cerdas macias, evitar a utilização de cremes dentais abrasivos, como os clareadores, e caso o problema seja sistêmico procurar um médico para tratar a doença gástrica.

Para evitar a cárie é preciso ter bons hábitos alimentares, beber bastante água, consumir doces de forma moderada, de preferência em formato de sobremesa; escovar os dentes pelo menos 3 vezes por dia com creme dental com flúor, por 2 minutos, com uma escova de dentes com cabeça pequena e cerdas macias, utilizar o fio dental diariamente e visitar o dentista pelo menos duas vezes ao ano.

A consulta com o dentista não serve somente para tratar as doenças bucais e sim para prevenir estas doenças e diagnosticá-las em seu estágio inicial, avaliar a mucosa e gengivas, prevenir câncer bucal, avaliar se os dentes possuem trincas, fraturas, desgastes ou lesões.

Os dentes devem durar a vida toda, um dente restaurado nunca mais será igual a um dente íntegro. Não é natural perder os dentes ao envelhecer, por isso, cuide-se e faça prevenção com o seu dentista.