7 sinais de que a sua saúde bucal precisa de cuidados profissionais

Você sabia que muitos problemas bucais dão sinais antes de se tornarem algo mais sério? A saúde da boca é essencial não apenas para o bem-estar físico, mas também para a autoestima, a alimentação e até a comunicação. Porém, é comum ignorar alguns sintomas que, se tratados precocemente, podem ser resolvidos com mais facilidade.
Abaixo, listamos os principais sinais de que sua saúde bucal precisa de atenção — e o que cada um pode significar:
1) Dor de dente frequente ou persistente
A dor de dente é um dos sintomas mais comuns e, infelizmente, um dos mais ignorados. Pode ser causada por cáries profundas, inflamações na polpa do dente (canal), trincas, ou até problemas mais sérios como infecções. A dor contínua é um claro sinal de que algo não está bem e precisa ser investigado.
2) Sensibilidade ao calor ou frio
Se tomar um sorvete ou beber um café quente causa dor repentina, você pode estar com sensibilidade dentária. Isso acontece quando há desgaste do esmalte, retração da gengiva ou exposição da dentina. Além do desconforto, é um alerta de que estruturas importantes do dente estão vulneráveis.
3) Sangramento das gengivas ao escovar ou passar fio dental
Pela sua frequência, os sangramentos na gengiva podem parecer normais, mas não são. Esse sinal pode indicar gengivite, uma inflamação inicial nas gengivas que, se não tratada, pode evoluir para periodontite, assim comprometendo a saúde bucal.
4) Mau hálito contínuo
Mau hálito ocasional é normal, mas quando ele se torna persistente, é sinal de alerta. Também conhecida como halitose, pode ser resultado de acúmulo de bactérias, placa bacteriana, gengivite, cáries ou até infecções bucais, que, em alguns casos, pode indicar problemas gástricos.
5) Manchas ou alteração na coloração dos dentes
Dentes amarelados, acinzentados ou com manchas escuras podem ter origens diversas: má higiene, acúmulo de tártaro, uso excessivo de certos alimentos ou bebidas, tabagismo ou presença de cáries. Cuidados profissionais regulares são essenciais para manter os dentes saudáveis.
6) Feridas ou aftas que não cicatrizam por mais de duas semanas
Feridas persistentes na boca, especialmente aquelas que não doem, devem ser investigadas. Embora a maioria das aftas seja inofensiva, a presença de lesões duradouras pode indicar infecções fúngicas, virais ou até problemas mais sérios, como o câncer de boca.
7) Dentes moles ou com mobilidade
Mobilidade dentária pode ser sinal de trauma, infecção, perda óssea por doença periodontal ou outros problemas mais graves. Quanto mais cedo for identificado, maiores as chances de preservação do dente.
Quando procurar um dentista
Se você identificou qualquer um desses sintomas, não espere que piore. O ideal é buscar atendimento com um dentista de confiança, que poderá fazer uma avaliação completa e indicar o melhor caminho para o tratamento. Só um profissional pode orientar com precisão sobre os cuidados, procedimentos e prevenção para manter sua saúde bucal em dia.
Contrate agora mesmo um de nossos planos ou confira mais conteúdos sobre saúde bucal em nosso blog