Xerostomia: como lidar com a sensação de boca seca?
A Xerostomia, popularmente conhecida como “sensação de boca seca”, apesar de muito comum, merece atenção especial se for um problema contínuo que atrapalhe no cotidiano. Às vezes, beber mais água e cuidar da hidratação do corpo é o suficiente para acabar com o sintoma, e às vezes, não.
Ela pode surgir por causa do clima, maus hábitos, mudanças hormonais, tratamentos oncológicos, doenças crônicas, má alimentação e até o uso de medicamentos. Por isso, a xerostomia merece atenção, pode ser mais do que um sintoma e estar sinalizando uma condição mais grave de saúde. Ela pode, inclusive, gerar outros sintomas que atrapalham ainda mais o cotidiano, como sede constante, ressecamento nos lábios, mau hálito, dificuldade na fala e mastigação ou até perda de paladar.
Então se você possui esse sintoma, é indicado que, a primeira atitude seja aumentar a ingestão de água e buscar um especialista, para ser possível identificar a causa do surgimento deste sintoma e realizar um tratamento que solucione o problema de verdade.
Se a sensação for realmente apenas uma questão de hábitos e estilo de vida, é mais simples de solucionar. O que pode auxiliar na melhora do sintoma é:
Ingerir bebidas sem adição de açúcares
A ingestão de açúcar e sal em excesso pode interferir na produção de saliva e afetar o funcionamento adequado do organismo, resultando na diminuição da produção de saliva.
Evitar o tabagismo e bebidas alcoólicas
Fumar e ingerir bebidas alcoólicas influenciam de maneira negativa no organismo, o que inclui a saúde bucal. Por isso, evitar esses hábitos é o melhor sempre.
Privar o consumo de cafeína
Um cafézinho até pode ser bom, mas infelizmente a cafeína pode ser a causa ou razão do aumento da xerostomia. O que inclui mais do que só o café, mas também alguns chás, chimarrão e refrigerantes à base de cola.
Preferir chicletes e balas sem açúcar
A mastigação é algo que aumenta a produção de saliva, mesmo que de maneira momentânea, por isso, mascar chicletes e/ou chupas balas podem ser aliados. Mas lembrando que sem açúcar, ok?
Manter uma boa higiene oral
Uma rotina com atenção à higiene oral é necessária por muitos motivos, inclusive para uma produção salivar adequada. Por isso, escove os dentes, use o fio dental e enxaguantes sem álcool.
Optar por alimentos naturais
Como falamos no começo das dicas, os açúcares atrapalham na produção da saliva. E o mesmo acontece com produtos ultraprocessados, ricos em sal e conservantes.
Essas são dicas que podem melhorar a produção da saliva e auxiliar na diminuição da xerostomia. Mas o ideal é que um especialista seja consultado, para identificação da origem do problema e recomendação de um tratamento adequado e eficaz para solucionar o problema efetivamente.