Periodontite: o que é, quais são as principais causas e como tratar?

Você já sentiu algum desconforto ou sangramento na gengiva ao escovar os dentes ou comer? Esse pode ser um sintoma de alerta para um problema bastante comum, porém muito negligenciado: a periodontite. Essa condição pode influenciar negativamente na rotina, sendo necessário entender suas causas e tratamentos para manter a saúde bucal em dia e prevenir complicações mais sérias.

Afinal, o que é a periodontite?

Para entender o que é a periodontite é necessário compreender como e porquê ela surge. Basicamente, a falta de higienização adequada gera um acúmulo de placa bacteriana nos dentes que pode causar a gengivite, que é uma inflamação na gengiva. e quando não for tratada adequadamente pode ter o quadro clínico agravado e provocar o desenvolvimento da periodontite

Ou seja, essa é uma doença mais grave, que pode causar muitos danos à saúde bucal. Inclusive, essa condição afeta a sustentação dos dentes, sendo uma das principais causas de perda total deles, segundo o Ministério da Saúde.

Saiba reconhecer os sintomas

Os sintomas da periodontite podem variar e ser semelhantes ao da gengivite, sendo necessário cuidado e atenção. Os mais comuns são:

• Gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis;
  • Sangramento durante a escovação ou uso de fio dental;
  • Mau hálito persistente, mesmo após escovação;
  • Sensação de dentes “soltos”;
  • Retração gengival, deixando os dentes mais expostos.

Como tratar adequadamente?

Caso tenha se identificado com os sintomas e acredite que possa estar com inflamação gengival, está na hora de agendar uma consulta com seu dentista. Esse pode ser um sinal de desenvolvimento da doença, que pode ter complicações graves evitadas, como a perda dos dentes.

O tratamento varia de acordo com cada caso. Por isso, apenas após uma consulta o dentista irá conseguir identificar o estágio da doença e identificar a melhor forma de tratá-la.

Inicialmente, é essencial a remoção da placa bacteriana e tártaro. Para isso, é possível:

• Realização de raspagem e alisamento radicular;
  • Tratamento a laser;
  • Procedimentos cirúrgicos.

Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicações para conter a inflamação e aliviar os sintomas.

E claro, prevenção é sempre o melhor. Então, manter uma boa higienização, escovando os dentes ao menos duas vezes ao dia e fazendo uso de fio dental corretamente, o acúmulo de placa bacteriana é evitado e, com isso, o surgimento de complicações também.

Atenção redobrada para diabéticos

Pesquisas recentes mostram que existe uma ligação direta e bidirecional entre diabetes e periodontite. Ou seja, pessoas com diabetes são mais propensas ao desenvolvimento de doenças periodontais; e pessoas com periodontite possuem maior dificuldade em realizar o controle de açúcar no sangue, influenciando diretamente na diabetes.

Ademais, pessoas que possuem essas duas doenças têm maior risco para o desenvolvimento de complicações graves, como doenças cardíacas, renais e até mesmo retinopatia, em comparação com pessoas que possuem apenas diabetes.

Você também pode conferir mais informações sobre periodontite em nossas redes sociais. E não esqueça de nos seguir, pois sempre avisamos quando sair conteúdo novo aqui no blog.