Halitose: o que é, o que causa e como lidar com o mau hálito?

O mau hálito ao acordar ou consumir alimentos ricos em condimentos e temperos faz parte da realidade da maioria das pessoas e é normal. No entanto, o mau hálito persistente pode ser um problema que gera constrangimento e desconforto em quem o possui.

Por isso, o texto de hoje é para quem deseja descobrir a causa desse problema e como evitá-lo.

O que é a Halitose?

A Halitose, nome dado a presença constante de mau hálito, não é uma doença, mas um sintoma de alguma condição fisiológica. Normalmente as causas do odor são relacionadas a cuidados odontológicos e saúde bucal, sendo indicado a busca por profissionais dentistas para avaliação de causa e tratamento adequado.

Essa condição é tão comum no Brasil que faz parte da vida de quatro a cada dez pessoas, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Estudo e Pesquisa dos Odores da Boca. Mas o que faz tantas pessoas terem mau hálito?

As diversas causas da Halitose

Apesar de o primeiro pensamento quando pensamos em mau hálito ser a falta de uma higiene bucal correta, essa não é a única razão. Na verdade, existem muitas causas, sendo as principais:

Higiene bucal inadequada

Não é a única razão, mas como citado acima, é a principal. A não escovação regular, uso de fio dental e enxaguantes pode aumentar a presença de mau hálito, devido à proliferação de bactérias na boca.

Gengivite

A Gengivite é a inflamação que surge na gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes. Com isso, a presença de odor na boca também estará sempre presente.

Pouca saliva

Com a diminuição de saliva, a proliferação de bactérias na boca aumenta, podendo gerar o surgimento do mau hálito. No entanto, existem vários fatores que podem levar a uma boca seca, como:

• Consumo de álcool e tabaco;
  • Pouca ingestão de água;
  • Dieta rica em gorduras e açúcares.

Se você possui essa sensação de boca seca constante e quer saber mais sobre, vale a pena conferir nosso conteúdo sobre Xerostomia.

Doenças sistêmicas

A halitose pode ser um sintoma de algumas doenças, não apenas bucais. Às vezes, esse sintoma pode indicar a presença de doenças digestivas (erupção gástrica, neoplasias e úlcera duodenal) ou metabólica (diabete, alterações hormonais e estresse).

Como acabar com a Halitose/mau hálito?

Por existirem diversas causas para a halitose, a forma de tratamento também é variada. Sendo assim, é essencial a consulta com seu dentista para avaliação e diagnóstico correto da causa e tratamento adequado para o mau hálito.

Nos casos ligados a problemas odontológicos, o mais indicado, que você pode tentar em casa, é:

• Manter uma rotina de higiene regular, com escovação e uso de fio-dental;
  • Beber bastante água;
  • Aumentar o consumo de frutas e vegetais;
  • Comer a cada três horas, para estimular o aumento de saliva.

Além de consultar o seu dentista para identificação da causa do mau hálito, é necessário realizar acompanhamento periódico. É recomendado que a cada seis meses seja feita pelo menos uma consulta para avaliação geral e limpeza profunda dos dentes.

Mau hálito mesmo após a escovação

Se este é o seu caso, é necessário consultar com seu dentista para investigação da causa e tratamento. Como citado anteriormente, nem sempre o mau hálito é gerado pela falta de higiene bucal, sendo preciso uma avaliação profissional.

Se ainda não possui um dentista, encontre um próximo a sua casa e siga acompanhando os artigos do nosso blog para mais informações sobre cuidados com a sua saúde bucal.