Halitose: o que é, o que causa e como lidar com o mau hálito?
O mau hálito ao acordar ou consumir alimentos ricos em condimentos e temperos faz parte da realidade da maioria das pessoas e é normal. No entanto, o mau hálito persistente pode ser um problema que gera constrangimento e desconforto em quem o possui.
Por isso, o texto de hoje é para quem deseja descobrir a causa desse problema e como evitá-lo.
O que é a Halitose?
A Halitose, nome dado a presença constante de mau hálito, não é uma doença, mas um sintoma de alguma condição fisiológica. Normalmente as causas do odor são relacionadas a cuidados odontológicos e saúde bucal, sendo indicado a busca por profissionais dentistas para avaliação de causa e tratamento adequado.
Essa condição é tão comum no Brasil que faz parte da vida de quatro a cada dez pessoas, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Estudo e Pesquisa dos Odores da Boca. Mas o que faz tantas pessoas terem mau hálito?
As diversas causas da Halitose
Apesar de o primeiro pensamento quando pensamos em mau hálito ser a falta de uma higiene bucal correta, essa não é a única razão. Na verdade, existem muitas causas, sendo as principais:
Higiene bucal inadequada
Não é a única razão, mas como citado acima, é a principal. A não escovação regular, uso de fio dental e enxaguantes pode aumentar a presença de mau hálito, devido à proliferação de bactérias na boca.
Gengivite
A Gengivite é a inflamação que surge na gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes. Com isso, a presença de odor na boca também estará sempre presente.
Pouca saliva
Com a diminuição de saliva, a proliferação de bactérias na boca aumenta, podendo gerar o surgimento do mau hálito. No entanto, existem vários fatores que podem levar a uma boca seca, como:
- Consumo de álcool e tabaco;
- Pouca ingestão de água;
- Dieta rica em gorduras e açúcares.
Se você possui essa sensação de boca seca constante e quer saber mais sobre, vale a pena conferir nosso conteúdo sobre Xerostomia.
Doenças sistêmicas
A halitose pode ser um sintoma de algumas doenças, não apenas bucais. Às vezes, esse sintoma pode indicar a presença de doenças digestivas (erupção gástrica, neoplasias e úlcera duodenal) ou metabólica (diabete, alterações hormonais e estresse).
Como acabar com a Halitose/mau hálito?
Por existirem diversas causas para a halitose, a forma de tratamento também é variada. Sendo assim, é essencial a consulta com seu dentista para avaliação e diagnóstico correto da causa e tratamento adequado para o mau hálito.
Nos casos ligados a problemas odontológicos, o mais indicado, que você pode tentar em casa, é:
- Manter uma rotina de higiene regular, com escovação e uso de fio-dental;
- Beber bastante água;
- Aumentar o consumo de frutas e vegetais;
- Comer a cada três horas, para estimular o aumento de saliva.
Além de consultar o seu dentista para identificação da causa do mau hálito, é necessário realizar acompanhamento periódico. É recomendado que a cada seis meses seja feita pelo menos uma consulta para avaliação geral e limpeza profunda dos dentes.
Mau hálito mesmo após a escovação
Se este é o seu caso, é necessário consultar com seu dentista para investigação da causa e tratamento. Como citado anteriormente, nem sempre o mau hálito é gerado pela falta de higiene bucal, sendo preciso uma avaliação profissional.
Se ainda não possui um dentista, encontre um próximo a sua casa e siga acompanhando os artigos do nosso blog para mais informações sobre cuidados com a sua saúde bucal.